CONTATO promove ações sustentáveis que valorizam a questão ambiental



Iniciativas disponibilizam bicicletas para população usar gratuitamente durante o Festival e também promovem coleta de resíduos recicláveis

O CONTATO – Festival Multimídia de Rádio, TV, Cinema e Arte Eletrônica - promovido pela UFSCar, realiza duas ações para diminuir o impacto ambiental do evento e conscientizar a população sobre a questão ambiental.

As atividades são produzidas por uma frente chamada "Contato Verde" e buscam fazer com que tanto a equipe organizadora quanto o público do Festival sintam naturalmente como as pequenas mudanças em seus hábitos podem melhorar a relação com a natureza. A partir disso, a quarta edição do CONTATO incentiva o uso de bicicletas durante sua realização, de 7 a 12 de outubro, disponibilizando, gratuitamente, algumas bicicletas ao público e promovendo a coleta de resíduos recicláveis.

Para desenvolver parte dessas atividades, o Festival precisa de bicicletas que estão sem uso nas casas de toda a comunidade. Em uma parceira com a empresa Ciclo Pedal, de São Carlos, o 4º CONTATO conseguirá reformar essas bicicletas deixando-as aptas para uso.

Depois de prontas, as bicicletas serão disponibilizadas durante o Festival na Praça Coronel Salles, entre os dias 9 e 11 de outubro, das 18 às 23 horas. O objetivo é fomentar o uso de bicicletas como lazer e meio de transporte que não polui o ambiente. Para utilizar as bicicletas basta deixar um documento que será devolvido após a utilização das mesmas. Depois do encerramento do 4º CONTATO, as bicicletas reformadas serão doadas para uso comunitário dos alunos dos alojamentos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e da USP, do campus São Carlos.

Outra iniciativa do Festival é a promoção da coleta de resíduos recicláveis na Praça Coronel Salles, também entre os dias 9 e 11 de outubro, das 11 às 23 horas. A ação tem o objetivo de conscientizar a população e mostrar como é fácil e rotineiro não poluir o meio ambiente, por meio da separação e destinação corretas de resíduos.

Os resíduos coletados serão materiais recicláveis como lata, vidro, papel e plástico limpos, além do óleo de cozinha usado. Os materiais devem ser entregues na barraca da "Coopervida", instalada na II Feira de Economia Solidária, que acontecerá juntamente com o CONTATO. Na barraca será mostrado o que pode ser feito a partir dos resíduos e porque é importante separar o lixo. A ação também aceitará doações de objetos usados como CDs, LPs, livros e histórias em quadrinhos que devem ser entregues na barraca do "Ateliê Arte Na Ativa".

Os animais terão um espaço neste importante evento ambientalista, provando que eles necessitam ser cada vez mais respeitados e valorizados pela sociedade.O direito dos animais será enaltecido através da distribuição de alguns exemplares da Cartilha Educativa do Dia Nacional de Adotar um Animal ( 4 de outubro), promovida pela Fundação Animal Livre (www.animalivre.org.br).

O 4º CONTATO convida toda a população sãocarlense para participar da coleta de resíduos e também da doação de bicicletas. Os interessados em doar esses materiais devem mandar um e-mail para festivalcontato@ufscar.br, informando a quantidade de bicicletas e o endereço para retirá-las.

Comentários