sábado, 4 de dezembro de 2010

Choque de calor .... todo cuidado é pouco !


Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, os cães atingem temperaturas elevadas mais rapidamente que os humanos, pois não suam.

O choque de calor acontece quando o cão perde a sua capacidade natural de regular a temperatura corporal. Temperaturas elevadas causam reacções quimicas que matam as células do corpo o que leva á desidratação e ao espessamento do sangue. Isto provoca uma pressão sobre o coração, causa coagulação sanguinea e posteriormente leva á morte dos tecidos. O fígado, o cérebro e as células do intestino são geralmente os primeiros a ser afectados e isto pode ocorrer muito rapidamente.

Situações comuns que predispoem a um choque de calor:

1. Ser deixado no carro num dia de calor (mesmo com as janelas abertas);

2. Confinar o cão a um espaço pequeno sem sombra ou um local fresco;

3. Raças braquicefálicas como o Bulldog, Boxer ou Pug tem uma maior predisposição de aquecerem mais rapidamente devido a dificuldade respiratoria (os cães regulam a temperatura corporal atravês da respiração);

4. Cães que sofram de alguma doença a nível respiratório.

Sintomas:

É essencial que conheça os sintomas de forma a agir mais rapidamente. Um cão em choque de calor demonstrara vários sintomas:

* Respiração acelarada (hiperventilação);

* Língua avermelhada;

* Gengivas secas e pálidas;

* Hipersiália (aumento da produção de saliva) - saliva aparentemente espessa;

* Depressão;

* Pulso rápido ou irregular;

* Fraqueza;

* Tonturas;

* Vómito - por vezes com sangue;

* Diarreia;

* Convulsões;

* Coma.

A resposta rápida é essencial para o melhor resultado possivel. Aplique água na barriga e na face interna das coxas e nas almofadas das patas tambem. Molhe o cão com água corrente, nunca o mergulhe totalmente na água (numa piscina ou banheira) isto pode causar uma diminuição brusca na temperatura e posteriormente levar a outros problemas como uma paragem cardiaca.Tambem não deve usar água gelada pois isto vai causar uma vasoconstrição o que aumenta o fluxo sanguineo e retarda o arrefecimento.

Em seguida leve-o rápidamente ao seu veterinário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário