Páscoa : o perigo do chocolate !


Como a proximidade da Páscoa, aumenta o consumo de chocolate, por este motivo, quero fazer uma séria advertência: - comer chocolate pode ser fatal para um cão, dependendo do tamanho do animal, da quantidade e do tipo que ele ingerir.

Embora o chocolate possa ser tão gostoso e convidativo para os cães como para seus donos, ele contém uma substância conhecida como theobromine, um alcalóide amargo relacionado com a cafeína, que pode ter efeitos perigosos no animal.

Um cão pequeno, pesando de 5 a 20 Kilos, pode morrer por ingerir de 50 a 200 gramas de chocolate ao leite, enquanto de que 6 a 20 gramas do chocolate sem gordura, pode ser fatal para um animal do mesmo tamanho.

Os cães grandes são capazes de tolerar maiores quantidades, mas a regra mais segura é a de manter todo chocolate fora do alcance do seu cão.

Há casos do cão de repente adoecer, sem ninguém saber o porque. Quem suspeitaria de algo tão maravilhoso como o chocolate? Mas, ele é o culpado e, se o socorro não for feito imediatamente, o animal poderá morrer.

Os sintomas dessa intoxicação surgem horas depois da ingestão e são similares à aqueles que acompanham muitas infecções gastro intestinais, incluindo vômitos, diarréia, hiperitividade, respiração pesada, ritmo acelerado na batida cardíaca, tremores musculares, acessos, distúrbios no controle de bexiga e até o coma.

A rapidez com que o tratamento veterinário for procurado é fundamental, para impedir a absorção massiva de theobromine ou remover a toxina do organismo do animal através de técnicas que ele tem conhecimento.

Escolher bem os alimentos para seu cão é ter certeza que ele será sempre saudável. Lembre-se que em hipótese nenhuma, deve ser estimulado nele o hábito de comer alimentos fora da dieta especificada pelo veterinário. Além disso, não existe nada mais desagradável do que um animal que fica mendigando comida à mesa.


REPERCUTIU:

http://www.douradosnews.com.br/especiais/petnews/pascoa-o-perigo-do-chocolate


http://guiauniversopet.com.br/noticias/consumo-de-chocolate-pode-levar-o-animal-a-morte/


http://jornalocarona.blogspot.com.br/2012/04/ha-casos-do-cao-adoecer-sem-ninguem.html


http://consumidormoderno.uol.com.br/consumo/ingest-o-de-chocolates-pode-causar-intoxicac-o-em-c-es


http://www.diarioms.com.br/leitura.php?can_id=22&id=140515


http://blogmulheresdesucesso.blogspot.com.br/2012/04/cuidados-na-pascoa-chocolate-pode-ser.html#!/2012/04/cuidados-na-pascoa-chocolate-pode-ser.html


http://jornalcidade.uol.com.br/rioclaro/dia-a-dia/animais/89442-Pascoa:-o-perigo-do-chocolate-para-os-animais-de-estimacao


http://www.jornaldeararaquara.com.br/index.pas?codmat=55865

Comentários