sexta-feira, 2 de agosto de 2013

A Confederação Brasileira de Cinofilia é responsável pela emissão dos pedigrees dos cães no país
























O processo da evolução da modernização da Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) iniciou em 1993 com a informatização da entidade.

Muito se fala e pouco se conhece do trabalho desta entidade que também é responsável pela emissão dos pedigrees dos cães no país.








E por falar em pedigrees a trajetória das certidões dos registros é clara e rápida dentro da CBKC quando os clubes que são filiados a essa entidade emitem os documentos certos, os proprietários entregam aos clubes os mapas de linhadas preenchidos corretamente.

A trajetória dentro da CBKC funciona da seguinte forma:

Os clubes enviam a documentação para a CBKC, de lá vão para o faturamento, cadastro e emissão de pedigree e, finalmente para a expedição de controle.

Todo esse processo interno da Confederação leva no máximo 10 dias, sendo que estatutariamente poderia levar até 30 dias.





Hoje em dia (dados de 2012) a Confederação Brasileira de Cinofilia conta com 73 clubes filiados e, a maior concentração de registros fica no Estado de São Paulo e a menor em Rorâima. Os registros da CBKC demonstram que o Brasil conta com 120, 101 mil cães registrados, demonstrando um crescimento de aproximadamente de 6% em relação a 2011.






Atualmente se tem o registro de 173 raças diferentes registrados no Brasil através da CBKC. As raças que mais crescem em registros no país são dos animais de pequeno porte, tidos como cães de companhia.

“- Acredito que com a vida moderna, as pessoas estão optando em morarem mais em apartamentos e com isso fica mais fácil criar animais de pequeno porte além do custo benefício, pois o preço da manutenção dos animais menores é bem mais baixo do que dos animais de grande porte”. - comentou o presidente da CBKC, o Sr. Sérgio Meira Lopes de Castro.





As raças que mais vem crescendo os registros no país são; Shih Tzu com 21411 registros, na 2ª posição estão os Yorkshire Terrier com 11 600 registros, a 3ª posição foi para os cães da raça Pug com 7095, seguidos pelo Buldogue Frances com 6323 e no 5º posto está o Maltes com 6323 registros.

Falando em raça de grande porte, o Golden Retriever se encontra na 6ª posição com 6186 e na 8ª posição os Rottweilers com 4210 registros.




Enviado por : Silvia Milani

Nenhum comentário:

Postar um comentário