A qualidade de vida de um animal começa pela boca




Cada vez mais os animais são considerados como membros da família . E, para agradar, muitos tutores acabam oferecendo alimentos da sua dieta, sem saber que alguns deles podem causar aumento da frequência cardíaca e respiratória, tremores, incontinência urinária,vômito, diarreia , convulsão e ate levar a morte. Muitos componentes consumidos pelos seres humanos que podem ser maléficos aos animais de estimação, tais como cebola, gordura, frutas ácidas, doces, batata crua ou cozida, espinafre, chocolates e demais guloseimas.

Os animais não possuem a necessidade de experimentar novos paladares. A ração balanceada e adequada ao porte do animal oferece vitaminas, minerais, lipídios, carboidratos e proteínas, especificas para cada faixa etária e espécie. Na hora de escolher a ração é necessário, também,  levar em conta a individualidade de cada raça, visando prevenir problemas de saúde. O Schnauzer, por exemplo, são predispostos a desenvolver cálculos renais e, o alimento consumido precisara auxiliar na prevenção disto.

A ração deve ser armazenada bem fechada em local seco e deve ser servida na quantidade indicada. O balanço nutricional específico para cada fase da vida do animal mantem o apetite, o peso corporal e a massa muscular, estimulando as defesas naturais. Nunca se deve brincar ou levar para passear logo após a refeição, principalmente os cães de porte grande , para evitar a torção gástrica. A ração umedecida nunca deve ser deixada á disposição por mais de uma hora. Na geladeira poderá ser mantida por 24 horas.



Uma boa opção é oferecer sempre petiscos naturais , como : manga, banana, melão, cenoura, couve cozida, abóbora cozida e cortada em quadradinhos, brócolis cozido, beterraba cozida, etc....Os legumes e frutas nas quantidades certas oferecem ação anti-inflamatórias e antioxidante. A semente da maça é proibida , tem efeito nocivo a saúde do animal, provoca intoxicação. 

Os cães tem um paladar muito seletivo , eles distinguem e selecionam sabores diferentes em pequenas porções de alimentos.Os gatos necessitam de alimentos que possuem entre 70% a 80% de umidade, ou seja, eles precisam de 50 ml por quilo de água por dia para serem saudáveis.

Um cão pode comer excessivamente quanto é vitima de uma doença hormonal ou por problemas comportamentais, como : ansiedade, estresse, ócio ou por hábitos desenvolvidos pelo convívio com os tutores.


 - Dicas saudáveis para fortalecer  a dieta :

Peixes  : bacalhau, dê preferência ao fresco. O salgado possui excesso de sódio, o que pode fazer mal ao cão . Rica em ômega 3 , a sardinha, quando ingerida atua no controle e prevenção de alergias, inflamações e doenças, inclusive o câncer.O ideal é cozinha-la , pois cru, este peixe possui uma enzima que degrada algumas de suas vitaminas.A sardinha é fonte de vitamina A, ferro, potássio e magnésio . Lembrando, também, que deve-se tomar muito cuidado com espinhos que podem causar uma perfuração nos órgãos internos quando ingeridos.

 - Batata doce: é um ótimo ingrediente  para a dieta dos cães, pois é super nutritiva, possuindo fibras, vitamina B 6 ,potássio, vitamina A, vitamina C e manganês.

- Carne:  é um ingrediente valioso e, auxilia no bom funcionamento de todos os sistemas do organismo . Cães e gatos são seres carnívoros e devem ter sua natureza respeitada, por isso estes alimentos devem fazer parte da dieta regular dos pets servindo de fonte primária de proteína, lembrando de atentar-se ao teor de gordura, minerais e entre outros nutrientes. Ressalto, que as carnes ( frango e bovina ), ovos, leite de vaca, cereais como milho, soja e trigo, corantes e conservantes da ração podem provocar alergias em animais sensíveis aos componentes.

Iogurte – natural  : Rica fonte de cálcio e vitaminas do complexo B, ajuda a prevenir infecções e estimula a imunidade. Importante ser usado com moderação e diariamente .

Óleo de côco – uma das melhores gorduras a serem usadas na alimentação dos animais. Auxilia no combate a micro organismos (fungos, bactérias e vírus).Possui efeito antisséptico. Poupa o sistema digestivo, sendo bastante indicado para animais com problemas hepáticos , pancreatites, colites . Ajuda na eliminação de bolas de pelos nos gatos. Grandes benefícios para pele e pelos. consulte um medico veterinário para saber como fazer essa oferta e se seu pet pode receber.

- Azeite extra-virgem – antioxidante que ajuda o sistema imunológico no combate a infecções, retarda o envelhecimento precoce, é um ótimo alimento para o cérebro, circulação e respiração. Oferecer uma colher de sopa (cão de porte grande) ao dia, em jejum. Os menores devem consumir menos.

- Alcachofra: indicada para manter o equilíbrio das funções diuréticas e do colesterol . Pode ser servida em forma de pó misturado ao alimento .

- Especiarias e temperos – muitas são as especiarias e temperos existentes. Eles apresentam benefícios dos mais diversos além de acrescentar sabor e aroma ao alimento . O alho é indicado para combater a bactéria Helicobacter, presente no estomago da maioria dos cães, além de ser fungicida, antiparasitário, antiviral, estimula a produção de glóbulos brancos, ajuda a combater a glicose, o colesterol e os triglicerídeos. É permitido dar até meio dente de alho para cada 10 quilos do cão. Os cães da raça Akita não podem consumir alho em hipótese alguma, causa uma grave intoxicação.


 Autoria : Vininha F. Carvalho

Comentários